quarta-feira, 26 de novembro de 2014

Considerações finais



Ao desenvolver o PA sobre Minecraft, precisamos aprender sobre o jogo, para entender como poderíamos aplicá-lo dentro da sala de aula. Afirmamos que este pode ser trabalhado de forma muito atrativa e significativa, propiciando ao aluno uma melhor aquisição no processo de aprendizagem.
O Game pode ser utilizado como ferramenta para trabalhar questões de convivência em grupo ao jogá-lo em modo rede, mantendo a organização da vida em sociedade.
Para colocar em prática o uso deste game dentro da sala de aula, o professor precisa primeiro se preparar e conhecer jogo, para que consiga fazer seu planejamento em cima das funcionalidades do game. Sendo assim o próximo passo a se dar é ensinar aos alunos, e apresentar a proposta a eles.
Exemplos de como trabalhar nas disciplinas:
Matemática: O sistema de combinações de itens do jogo pode ajudar na aprendizagem de matemática básica (adição, raciocínio lógico). Exemplo: três canas de açúcar são necessárias para fazer uma folha de pape. Três folhas de papel mais um pedaço de couro fazem um livro.
Geometria: O mundo minecraft é feito de cubos, mas as crianças podem tomar outras formas. A construção de uma casa pode ajudar na compreensão de conceitos de volume, área e forma.
Computação: Com a criação de circuitos é possível aprender sobre energia e computação básica.
Química: No game é necessário aquecer areia para fazer vidro e também combinar vários itens, o que auxilia em noções químicas.
Geografia: O professor pode usar formações rochosas, morros, montanhas, desertos, florestas e rios presentes no jogo para ensinar relevo, clima, fauna, flora e hidrografia.
Artes: Você pode usar os quadros para fazer as decorações das casas, como os de Vangh, Picasso, dentro outros.
Literatura: Os alunos podem reconstruir cenários de romances clássicos.
Sendo assim a partir destas práticas os alunos serão instigados a raciocinarem, tendo uma maior fixação do conteúdo e um melhor aproveitamento das disciplinas, pois os conceitos serão trabalhados de uma forma que os alunos apreciam. E também atenderá a alguns conteúdos já definidos no plano de estudo, cabendo ao professor adaptar conforme a idade e ano em que se encontram os alunos.