terça-feira, 25 de novembro de 2014

Relatos de alunos


Ø  Na China, alunos aprendem literatura reconstruindo cenários de romances clássicos. Na Austrália, combinações de matéria-prima para fazer novos produtos são usadas nas aulas de matemática. Na Suécia, terra natal da Mojang, companhia responsável por "Minecraft", uma escola incluiu, neste mês, o jogo na grade de disciplinas.

Ø  "Escolhi 'Minecraft' porque o jogo é um mundo aberto, cheio de possibilidades para qualquer matéria", diz Levin. "Os alunos devem seguir tarefas predeterminadas, que seguem um plano de aula."

Ø  Levin teve a ideia de usar "Minecraft" na sala de aula, quando viu sua filha de cinco anos construir, sozinha, uma casa na árvore no game. "Percebi que ela estava aprendendo muitas coisas, como noções de geometria e física", diz. A partir daí, ele adaptou o jogo para as aulas.

Ø   o “gamer” está o tempo todo explorando a sua criatividade para interagir com os ambientes voláteis e descobrir diferentes formas de se adaptar e improvisar. Mike cita como caso de sucesso a iniciativa MinecraftEdu, que já foi adotada em mais de mil escolas em seis continentes, alcançando mais de 20 mil estudantes.


Ø  Na opinião de Rugnetta, em um futuro “breve”, essa pode ser uma ótima e popular saída para prender a atenção dos estudantes. Para ele, nem todas as aulas podem ser adaptadas e serem realizadas através de jogos, mas os games poderão, e devem, ser uma alternativa ocasional e dinâmica de ensino.

Sobre o projeto

Este projeto tem como objetivo integrar tecnologias digitais em sala de aula, para alunos do ensino fundamental. A tecnologia escolhida foi o jogo Minecraft, como forma de potencializar a construção de conhecimento, como facilitador no processo de interação ensinante e aprendente, uma vez que estas tecnologias estão presentes no cotidiano da atualidade.
A disciplina nos instigou a pensar a integração das tecnologias digitais como facilitadora e potencializadora nos processos de ensino e aprendizagem e de que forma podemos contribuir para uma didática mais contemporânea, utilizando-se de recursos muito ricos já existentes no mundo digital e tão comum a muitos, pensamos de que forma usar esses recursos para a construção de conhecimento onde o professor é o mediador deste processo.
O jogo possibilita seu criador a partir da união de materiais criar qualquer objeto, está criação é feita através de blocos de diferentes materiais encontrados e quebrados no próprio mundo, existindo várias formas de modelos de jogo, sendo o modo criativo onde todos estes blocos estão disponíveis ao jogador, sendo no modo sobrevivência onde estes precisam ser encontrados e fabricados instigando no jogador mecanismos de sobrevivência e construção lógica.
O comportamento de jogar não é um fenômeno atual. Esse comportamento há muito tempo intriga biólogos, psicólogos, sociólogos, historiadores, filósofos e, mais recentemente, game designers e educadores(THIEME, 2012).
Num primeiro momento foi necessário que todas aprendessem seu funcionamento, percebemos que seu objetivo inicial não era claro, pois trata-se de um jogo livre de criação.
De acordo com pesquisas realizadas e a partir de nossa certeza provisória percebemos que o jogo do Minecraft pode ser utilizado em diversas disciplinas escolares afim de contribuir para o melhor aprimoramento das matérias que os alunos aprendem dentro de sala de aula.

O papel do educador perante a seleção de jogos para suas aulas,precisa de uma reflexão prévia sobre quais seus objetivos a serem alcançados e não ser apenas um simples jogo.