segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Nós professores precisamos ser criativos


Como futuros professores precisamos ser criativos, pesquisadores, buscar um planejamento que desperte o interesse de nossos alunos pelas aulas e escola, como nos diz Schlemmer, a aula precisa ter um significado para o aluno, o professor precisa se apropriar do assunto e buscar aprender junto.
“Valer-se da prática vivida pelos alunos como um ponto inicial para o planejamento das atividades e, a partir dela, extrair conteúdos que os ajudem a compreender o que se passa no mundo e as possibilidades de ação e transformação dessa realidade...” (ARAUJO, 2008, p.88)
Acreditamos que as mídias digitais ajudam o professor em sua atividade diária, dão suporte para a construção do conhecimento junto à sua turma, o tornam mais crítico, dinâmico, mais amigo da tecnologia, despertando assim o interesse dos alunos pelas suas aulas. O professor deve ser um pesquisador, procurar trabalhar os conteúdos a partir do que seus alunos já sabem, conhecem e vivenciam, ele é um facilitador do processo, seu papel é incentiva, orienta, direciona, dá as condições e mostra os caminhos, sempre trabalhando em conjunto com seus alunos, a troca é de suma importância para que se dê a aprendizagem.
O professor que busca uma aprendizagem por projetos, é um mediador do processo de aprendizagem de cada aluno, como um facilitador foge do ensino arbítrio de sequência de conteúdos do currículo e desperta no seu aluno a curiosidade, o desejo e a vontade de aprender.
É papel do professor pesquisador a busca constante por atualização e diversas maneiras de propiciar ao seu aluno aulas em que a construção do conhecimento seja em grupo.
“O ensino com pesquisa pode provocar a superação da reprodução para a produção do conhecimento, com autonomia, espírito crítico e investigativo. Considera o aluno e o professor como pesquisadores e produtores dos seus próprios conhecimentos.” (Behrens, 2003, p.56)
Destacamos a importância do trabalho em conjunto, o professor como mediador da construção do conhecimento, troca experiências, vê o aluno do lado da emoção e razão, como um sujeito que é basicamente o autor da aprendizagem, considera sua dúvidas, questionamentos, realidade, perguntas e questões que o mesmo demonstra curiosidade em aprender.
Como professoras em formação, entendemos que nosso processo de aprendizagem está apenas começando. Percebemos este processo como algo interminável, sempre em constante mutação e quanto mais pensamos que sabemos, mais precisamos nos aperfeiçoar, nos atualizar sempre, pesquisar, conhecer, experimentar e questionar a pratica docente. Ser professor é ser um eterno pesquisador. Primeiramente o professor deve ser um pesquisador da própria prática, problematizando-a, sendo inquieto, curioso, buscando aprimorar e modificar, a partir de sua pratica, a realidade que o cerca. Somente sendo este tipo de educador ele conseguira motivar seus alunos a ser como ele.

Portanto, como nos diz Paulo Freire, o professor como ser inacabado, deve ter a atitude cotidiana de pesquisar, precisa estar se atualizando diariamente, se questionar, organizar-se, estudar, acompanhar a tecnologia e a globalização e aprender a aprender, aprimorando assim seu conhecimento e experiência a todo o momento. Nesta visão, o professor constrói o conhecimento junto com o aluno, pois desperta nele o interesse pelos estudos, o torna mais crítico, curioso e questionador. A aprendizagem nesta perspectiva é mais significativa.

O jogo

MODO SURIVAL- JOGO DE SOBREVIVÊNCIA
Modo de sobrevivência é o modo de jogo de Minecraft em que os jogadores devem recolher recursos, construir estruturas, mobs de batalha, gerenciar a fome, e explorar a terra em um esforço para sobreviver.
Os jogadores têm um inventário em que podem coletar itens. Esses itens podem ser combinados usando algumas receitas para criar ferramentas e outros itens. Este processo é conhecido como elaborar. A maioria das receitas de artesanato precisa de uma tabela crafting.

 MODO CREATIVE – CRIATIVO
Modo Criativo permite aos jogadores para destruir todos os blocos instantaneamente (incluindo blocos normalmente indestrutíveis como alicerce) e a habilidade de voar.
Os jogadores podem criar grandes construções com mais facilidade. Modo criativo é também frequentemente usado em mini-esportes
MODO HARDCORE
É um jogo variante de sobrevivência, diferindo principalmente pela falta de capacidade de reaparecer.
Movimento do Jogo: ele anda com a tecla W, o mouse mostra  a direção que está indo, o espaço pula, e as letras A e D vai para os lados.

MOBS: são os variados tipos de criaturas e monstros encontrados no Minecraft, tem o: Blaze, , creeper, ghast, traça, esqueleto, slime, aranha, zumbi, bruxa... e tem os Mobs chefe: tempadroes de ataque e movimentos mais complicados e possuem mais resistência que mobs normais. alguns nascem apenas uma vez por mundo e outros podem ser invocados pelo jogador.

COMIDA: precisa caçar ao longo do jogo, quando se vai explorando o mapa, encontra-se alguns animais que ele pode comer, mas não são todos, os cavalos servem para andar neles, os burros para carregarem as coisas que são conquistadas no decorrer do jogo.

Ao longo do jogo precisa derrubar arvores para conseguir madeira (tem 3 tipos eu acho), quebrar o chão para conseguir carvão, enfim, assim que vai conseguindo estas coisas, pode transformar em outras, por exemplo juntar algumas madeiras e fazer uma tocha, ou um machado, para isto coloca no crafting, que é onde se guarda tudo o que adquiri e faz estas transformações...

Game e a sala de aula

          Apesar de não ter sido criado para fins educacionais, muitos educadores enxergaram no jogo a possibilidade de ensinar diversas matérias a partir da brincadeira da construção. Essa é a realidade de várias escolas pelo mundo que adotaram o Minecraft pra ensinar diversos conteúdos aos alunos.