A disciplina nos instigou
a pensar a integração das tecnologias digitais como facilitadora e
potencializadora nos processos de ensino e aprendizagem e de que forma podemos
contribuir para uma didática mais contemporânea, utilizando-se de recursos
muito ricos já existentes no mundo digital e tão comum a muitos, modificando
assim paradigmas não firmes das estruturas pedagógicas, onde o sujeito está
acostumado a esperar o conhecimento de forma linear, onde o professor é o
senhor do saber, pensamos de que forma usar esses recursos para a construção de
conhecimento onde o professor é o mediador deste processo.
Porque não utilizar estes
jogos tão comuns nos dias atuais como uma forma lúdica e interativa de aprendizado,
[...] por que não tomar este
recurso tão prazeroso para ensinar novas habilidades, comportamentos, regras sociais
e conteúdo escolar? Como se pretende demonstrar, os jogos eletrônicos podem ser
um recurso de aprendizagem cooperativa para contribuir com a aprendizagem de
valores morais para a criança...o homem é um ser lúdico e que a partir dos
jogos, as interações humanas se tornam mais estruturadas. (HUIZINGA, 2000 et al
thieme 2002).
A tecnologia escolhida foi
o jogo Minecraft que com um mundo totalmente criado e protagonizado pela pessoa
que joga, possibilita seu criador a partir da união de materiais criar qualquer
objeto, está criação é feita através de blocos de diferentes materiais
encontrados e quebrados no próprio mundo, existindo várias formas de modelos de
jogo, sendo o modo criativo onde todos estes blocos estão disponíveis ao
jogador, sendo no modo sobrevivência onde estes precisam ser encontrados e
fabricados instigando no jogador mecanismos de sobrevivência e construção
lógica.
O comportamento de jogar não
é um fenômeno atual. Esse comportamento há muito tempo intriga biólogos,
psicólogos, sociólogos, historiadores, filósofos e, mais recentemente, game
designers e educadores (THIEME,
2012).
Num primeiro momento foi necessário
que todas aprendessem seu funcionamento, percebemos que seu objetivo inicial
não era claro, pois trata-se de um jogo livre de criação.
Quando se busca aprender
sobre uma tecnologia nos faz pensar de como esse processo permeia o aluno
também, e de que forma esta interação se constrói com distintos sujeitos,
suscitando sentimentos e vontades singulares dizendo respeito a uma forma única
e de interesses diferentes para cada pessoa.
Algumas problemáticas
iniciais foram encontradas para iniciar o jogo, pois era algo que não
conhecíamos muito bem, mas após algum tempo de exploração foi possível entender
melhor as potencialidades deste jogo. Passamos a pensar então seu local na
escola, e logo na turma como algo transformador do cotidiano neste ambiente,
com múltiplas possibilidades de exploração conforme a realidade do publico
alvo.
“Assim,
a escola passa a ser compreendida como um espaço de possibilidades, dialética
em sua existência, onde as construções emergem diametralmente ligadas as
concepções ideológicas de seus grupos integrantes, o que não se faz sem
conflitos. Mas é através dos conflitos ali instalados que emergem os debates e
novas formas de aprende” (FONTES)
Após esse processo
tínhamos algumas certezas, que entendíamos como provisórias sobre o jogo.
Tratava-se de um jogo que despertava em muitos aspectos a criatividade,
raciocínio lógico, imaginação e de múltiplas outras potencialidades.
De acordo com pesquisas realizadas e a
partir de nossa certeza provisória percebemos que o jogo do Minecraft , pode
ser utilizado em diversas disciplinas escolares afim de contribuir para o
melhor aprimoramento das matérias que os alunos aprendem dentro de sala de
aula.
Entendemos que é importante para
incentivo relacionado a competição, pois os alunos precisam e devem ser
estimulados a ganharem, pois mais tarde, em sua escolha profissional e até
mesmo em sua vida pessoal, irão se deparar com situações que exijam seu melhor
desempenho.
O papel do educador perante a seleção
de jogos para suas aulas, precisa de uma reflexão prévia sobre quais seus
objetivos a serem alcançados e não ser apenas um simples jogo.