segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Nós professores precisamos ser criativos


Como futuros professores precisamos ser criativos, pesquisadores, buscar um planejamento que desperte o interesse de nossos alunos pelas aulas e escola, como nos diz Schlemmer, a aula precisa ter um significado para o aluno, o professor precisa se apropriar do assunto e buscar aprender junto.
“Valer-se da prática vivida pelos alunos como um ponto inicial para o planejamento das atividades e, a partir dela, extrair conteúdos que os ajudem a compreender o que se passa no mundo e as possibilidades de ação e transformação dessa realidade...” (ARAUJO, 2008, p.88)
Acreditamos que as mídias digitais ajudam o professor em sua atividade diária, dão suporte para a construção do conhecimento junto à sua turma, o tornam mais crítico, dinâmico, mais amigo da tecnologia, despertando assim o interesse dos alunos pelas suas aulas. O professor deve ser um pesquisador, procurar trabalhar os conteúdos a partir do que seus alunos já sabem, conhecem e vivenciam, ele é um facilitador do processo, seu papel é incentiva, orienta, direciona, dá as condições e mostra os caminhos, sempre trabalhando em conjunto com seus alunos, a troca é de suma importância para que se dê a aprendizagem.
O professor que busca uma aprendizagem por projetos, é um mediador do processo de aprendizagem de cada aluno, como um facilitador foge do ensino arbítrio de sequência de conteúdos do currículo e desperta no seu aluno a curiosidade, o desejo e a vontade de aprender.
É papel do professor pesquisador a busca constante por atualização e diversas maneiras de propiciar ao seu aluno aulas em que a construção do conhecimento seja em grupo.
“O ensino com pesquisa pode provocar a superação da reprodução para a produção do conhecimento, com autonomia, espírito crítico e investigativo. Considera o aluno e o professor como pesquisadores e produtores dos seus próprios conhecimentos.” (Behrens, 2003, p.56)
Destacamos a importância do trabalho em conjunto, o professor como mediador da construção do conhecimento, troca experiências, vê o aluno do lado da emoção e razão, como um sujeito que é basicamente o autor da aprendizagem, considera sua dúvidas, questionamentos, realidade, perguntas e questões que o mesmo demonstra curiosidade em aprender.
Como professoras em formação, entendemos que nosso processo de aprendizagem está apenas começando. Percebemos este processo como algo interminável, sempre em constante mutação e quanto mais pensamos que sabemos, mais precisamos nos aperfeiçoar, nos atualizar sempre, pesquisar, conhecer, experimentar e questionar a pratica docente. Ser professor é ser um eterno pesquisador. Primeiramente o professor deve ser um pesquisador da própria prática, problematizando-a, sendo inquieto, curioso, buscando aprimorar e modificar, a partir de sua pratica, a realidade que o cerca. Somente sendo este tipo de educador ele conseguira motivar seus alunos a ser como ele.

Portanto, como nos diz Paulo Freire, o professor como ser inacabado, deve ter a atitude cotidiana de pesquisar, precisa estar se atualizando diariamente, se questionar, organizar-se, estudar, acompanhar a tecnologia e a globalização e aprender a aprender, aprimorando assim seu conhecimento e experiência a todo o momento. Nesta visão, o professor constrói o conhecimento junto com o aluno, pois desperta nele o interesse pelos estudos, o torna mais crítico, curioso e questionador. A aprendizagem nesta perspectiva é mais significativa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário