Como
futuros professores precisamos ser criativos, pesquisadores, buscar um
planejamento que desperte o interesse de nossos alunos pelas aulas e escola,
como nos diz Schlemmer, a aula precisa ter um significado para o aluno, o
professor precisa se apropriar do assunto e buscar aprender junto.
“Valer-se da prática vivida pelos alunos como um ponto inicial
para o planejamento das atividades e, a partir dela, extrair conteúdos que os
ajudem a compreender o que se passa no mundo e as possibilidades de ação e
transformação dessa realidade...” (ARAUJO, 2008, p.88)
Acreditamos
que as mídias digitais ajudam o professor em sua atividade diária, dão suporte
para a construção do conhecimento junto à sua turma, o tornam mais crítico,
dinâmico, mais amigo da tecnologia, despertando assim o interesse dos alunos
pelas suas aulas. O professor deve ser um pesquisador, procurar trabalhar os
conteúdos a partir do que seus alunos já sabem, conhecem e vivenciam, ele é um
facilitador do processo, seu papel é incentiva, orienta, direciona, dá as
condições e mostra os caminhos, sempre trabalhando em conjunto com seus alunos,
a troca é de suma importância para que se dê a aprendizagem.
O professor que busca uma aprendizagem por projetos, é um mediador
do processo de aprendizagem de cada aluno, como um facilitador foge do ensino
arbítrio de sequência de conteúdos do currículo e desperta no seu aluno a
curiosidade, o desejo e a vontade de aprender.
É papel do professor pesquisador a busca constante por atualização
e diversas maneiras de propiciar ao seu aluno aulas em que a construção do
conhecimento seja em grupo.
“O
ensino com pesquisa pode provocar a superação da reprodução para a produção do
conhecimento, com autonomia, espírito crítico e investigativo. Considera o
aluno e o professor como pesquisadores e produtores dos seus próprios
conhecimentos.” (Behrens, 2003, p.56)
Destacamos
a importância do trabalho em conjunto, o professor como mediador da construção
do conhecimento, troca experiências, vê o aluno do lado da emoção e razão, como
um sujeito que é basicamente o autor da aprendizagem, considera sua dúvidas,
questionamentos, realidade, perguntas e questões que o mesmo demonstra
curiosidade em aprender.
Como
professoras em formação, entendemos que nosso processo de aprendizagem está
apenas começando. Percebemos este processo como algo interminável, sempre em
constante mutação e quanto mais pensamos que sabemos, mais precisamos nos
aperfeiçoar, nos atualizar sempre, pesquisar, conhecer, experimentar e
questionar a pratica docente. Ser professor é ser um eterno pesquisador.
Primeiramente o professor deve ser um pesquisador da própria prática,
problematizando-a, sendo inquieto, curioso, buscando aprimorar e modificar, a
partir de sua pratica, a realidade que o cerca. Somente sendo este tipo de
educador ele conseguira motivar seus alunos a ser como ele.
Portanto,
como nos diz Paulo Freire, o professor como ser inacabado, deve ter a atitude
cotidiana de pesquisar, precisa estar se atualizando diariamente, se
questionar, organizar-se, estudar, acompanhar a tecnologia e a globalização e aprender
a aprender, aprimorando assim seu conhecimento e experiência a todo o momento. Nesta
visão, o professor constrói o conhecimento junto com o aluno, pois desperta
nele o interesse pelos estudos, o torna mais crítico, curioso e questionador. A
aprendizagem nesta perspectiva é mais significativa.
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