terça-feira, 25 de novembro de 2014

Relatos de alunos


Ø  Na China, alunos aprendem literatura reconstruindo cenários de romances clássicos. Na Austrália, combinações de matéria-prima para fazer novos produtos são usadas nas aulas de matemática. Na Suécia, terra natal da Mojang, companhia responsável por "Minecraft", uma escola incluiu, neste mês, o jogo na grade de disciplinas.

Ø  "Escolhi 'Minecraft' porque o jogo é um mundo aberto, cheio de possibilidades para qualquer matéria", diz Levin. "Os alunos devem seguir tarefas predeterminadas, que seguem um plano de aula."

Ø  Levin teve a ideia de usar "Minecraft" na sala de aula, quando viu sua filha de cinco anos construir, sozinha, uma casa na árvore no game. "Percebi que ela estava aprendendo muitas coisas, como noções de geometria e física", diz. A partir daí, ele adaptou o jogo para as aulas.

Ø   o “gamer” está o tempo todo explorando a sua criatividade para interagir com os ambientes voláteis e descobrir diferentes formas de se adaptar e improvisar. Mike cita como caso de sucesso a iniciativa MinecraftEdu, que já foi adotada em mais de mil escolas em seis continentes, alcançando mais de 20 mil estudantes.


Ø  Na opinião de Rugnetta, em um futuro “breve”, essa pode ser uma ótima e popular saída para prender a atenção dos estudantes. Para ele, nem todas as aulas podem ser adaptadas e serem realizadas através de jogos, mas os games poderão, e devem, ser uma alternativa ocasional e dinâmica de ensino.

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